terça-feira, 2 de janeiro de 2018

"Plano para o destralhamento total da casa" - revisão anual


Um novo ano, parece que sempre renova a minha energia. Fico super-motivada para trabalhar nos meus objectivos (não necessariamente iniciados nesta data).

Há algum tempo que desejava fazer uma revisão ao meu «plano para o destralhamento total da casa». Sinto que agora chegou o momento.

Podes estar a perguntar-te: mas porquê uma revisão? Então não tinha ficado tudo destralhado? Sim, na altura a casa ficou livre de tralha, mas há 2 motivos que me levam a querer rever tudo.

1.º Há áreas que devem de ser destralhadas repetidamente, porque não são os típicos espaços onde «entra 1 e sai outro». Falo por exemplo das áreas onde guardo medicamentos, alimentos, brinquedos e roupas das crianças  (é impossível saber a quantidade de presentes que dão aos meus filhos no Natal e aniversários, por isso a questão do entra e sai fica mais difícil com as coisas deles). Assim, é importante fazer um controle periódico da tralha cá por casa.

2.º Infelizmente, durante o processo de destralhamento não fiz esquemas de organização para todas as áreas da casa. Estes esquemas são desenhos (num caderno ou no computador), representando determinada área e identificando as categorias de objectos guardadas em cada um dos seus compartimentos. O objectivo é saber exactamente onde guardar cada objecto (prevenindo repetições desnecessárias e desarrumação).

A título de exemplo, este é o esquema de organização do armário do meu hall de entrada:


Estes esquemas podem aplicar-se a algo tão grande como um armário, ou a algo menor como uma gaveta. 

Na altura do destralhe, enviei para a reciclagem centenas de revistas. Guardei no entanto em dossiers, separados por temas, os artigos que mais me interessavam. Neste caso, o esquema de organização foi o seguinte:


E o que reparei, após este tempo? É muito mais fácil manter sob controle, as áreas para as quais desenhei esquemas de organização! A sério! Por exemplo o meu roupeiro, nunca mais conheceu um acréscimo de tralha. E quando altero a posição das roupas, na mudança de estações, fica muito mais fácil saber onde guardar cada peça (no caso dos roupeiros, tenho um esquema para Primavera/Verão e outro para Outono/Inverno).

Por isso, sinto mesmo necessidade de fazer um esquema para tudo. Se tiver necessidade de mudar, poderei sempre fazer ajustes. Vou aproveitar um caderno que ganhei, para reunir todos os esquemas num só lugar (eu funciono melhor com o papel).

E a motivação?
O que mais me motiva é... a leitura, não tenho qualquer dúvida. Por isso vou reler alguns livros sobre minimalismo e organização. Vou começar com o segundo livro da Marie Kondo, "Alegria". Sinto-me sempre inspirada e com mais energia para organizar a minha casa, após este género de leituras.

Outro benefício da revisão
Ao contrário de muitas pessoas, que após a compra de casa adquirem móveis novos e decoram tudo ao seu gosto, confesso que a minha casa não está assim. Na realidade concentrei-me mais na amortização da dívida (odeio dívidas) e tenho ainda muito por renovar... Inicialmente, isso entristecia-me um pouco, mas agora começo a ver as vantagens. 

Para já, é importante fazer esta revisão de tudo o que tenho por casa. A vantagem, é que isso permitir-me-á planear toda a renovação, ou seja, adequar os móveis às nossas necessidades. Neste caso, isso inclui criar espaços para cada categoria de objectos que possuímos. Por exemplo actualmente, não tenho nenhuma área para guardar a roupa lavada por passar, os jogos de tabuleiro ficam empilhados no roupeiro da minha filha quando deveriam estar na sala, os livros de culinária não encontram espaço na cozinha... Com esta revisão terei mais noção das nossas necessidades, e poderei planear uma casa mais funcional. 

E assim começou o ano... Com vontade de passar à acção e concretizar mais este objectivo.

Foto: Svenskfast       
Figuras: Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

5 comentários:

  1. Mafalda, este teu cantinho é uma inspiração!
    Sempre que aqui venho sinto vontade de fazer mais e melhor! Nem sempre chego para tudo, e as mudanças são muito (mesmo muito) lentas... Mas continuam no horizonte.
    Beijinhos e um bom ano!

    ResponderEliminar
  2. Com crianças é que não é nada fácil!... Trabalho, jantar, banhos, esperar que as crianças adormeçam... pouco tempo ou nenhum sobram...

    ResponderEliminar
  3. É verdade! Contudo, é difícil, mas não é impossível. Demora é mais tempo. O meu destralhamento à séria levou mais de um ano, porque só conseguia fazer coisas pequenas como uma estante ou uma gaveta por dia (geralmente, só fazia 4 dias por semana, às vezes conseguia mais). Nessa altura também me levantava super-cedo. O facto é que por pouco que se faça, esse pouco pode trazer grandes resultados.
    No meu caso, agora é só uma manutenção.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Mafalda pela tua inspiração! continua! bom ano cheio de felicidade nas pequenas e grandes coisas do dia-a-dia! bjos doces

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, Mafalda. Adoro seu Blog!
    Um Ano com muitas realizações!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails